segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Shadow of Rome


Existem bons jogos de ps2 mais que sua van filosofia possa imaginar, e Shadown of Rome é destes bons títulos que são lançados em meio a uma enorme leva de outros títulos de maior sucesso e acabam caindo no ostracismo, infelizmente.

Shadown of Rome é um jogo que mistura elementos de ação e luta, com uma ótima história voltada para aspectos do império Romano onde a corrupção e conspirações eram fatos corriqueiros.

Este game foi criado pelo mesmo produtor da série Onimusha em fevereiro de  2005 e lançado pela Capcom. É um jogo single  player, mais possui dois protagonistas, Octávianus, e Agrippa. Cada um dos protagonistas possuem uma missão característica, Octávianus é um civil, amigo de Agrippa e sobrinho do imperador Julho Cezar que fora misteriosamente assassinado, o maior suspeito da morte do ex-imperador foi Vipsanius um ex general do império romano, braço direito de Cezar e pai de Agrippa (que é um brutamonte, soldado do império). Confiante da lealdade do pai, Agrippa se rebela contra o império e é preso para lutar nas sangrentas arenas de Roma, e ai que Octávianus tem seu importante papel na trama. O garoto de aspecto franzino fica incumbido de fazer as missões de espionagem no melhor estilo “Metal Gear”. Como a destreza de Snake, Octávianus consegue se infiltrar nos palácios e fortalezas romanas sem ser percebido, mais para isso você tem que usar bastante de sua paciência. Diferente de Snake, Octávianus não enfrenta seus adversários, mais os ataca por trás usando vasos como arma. Com um físico semelhante ao do Salsicha ele é presa fácil para os brutamontes de armaduras do império romano. As missões com Octávianus são verdadeiros desafios, daqueles que um simples e impaciente jogador de Bomba Patch não conseguiria resolver.
Os movimentos com Octávianus tem que minuciosos
 Como Octávianus não luta, ele é capaz de fazer armadilhas com cordas ou algum elemento do cenário para derrubar os guardas, mais é algo providencial e tem um efeito rápido, já que estes apenas desmaiam. Para despistar os demais guardas, você pode pegar a armadura do guarda que está desmaiado, mais isto não é certeza de que dará certo, como o físico de Octávianus é de um típico jogador de purrinha e as armaduras nele parecem mais um sino de que um soldado romano, os guardas podem suspeitar de você caso aproxime do angulo de visão deles, a passagem diante os demais centuriões tem que ser discreta e breve, você tem que se esconder em enormes vasos ou atrás de algum móvel. Só assim é possível ter acesso a lugares restritos como o Fórum e o Senado romano.

Mais a parte digna de boa nota deste game, com certeza são os jogos romanos, regrados a sangue em cima de um solo sagrado!

...Aprendi no Spartacus, que debaixo dos pés dos gladiadores não é areia, é um solo sagrado que precisa ser regrado a sangue! O que Doctore fala É LEI!...

Voltando...
As lutas, como não poderiam ser diferente são devidamente sangrentas com cenas fortíssimas dignas dos maiores estádios e teatros romanos. Ponto positivo, a capcom conseguiu descrever bem a atmosfera vivida nos estádios desta época. Agrippa utiliza armas como cimitarras, gládio, machados, lanças, arco e fecha, clavas, espadas e alabardas enormes, além de alguns braços!
Braços??? Sim meu caro, braços, não é Mortal Kombat mas alguns golpes são tão fatais ao ponto de poder partir o membro do inimigo e usa-lo como arma no próprio.
Aqui a carnificina é digna de honra

 ...A carnificina neste jogo é prazerosa!...

As armas grandes e pesadas como algumas claves, espadas e alarbadas é preciso estar com as duas mãos livres para usá-las, e um golpe com uma arma desta poderia ser fatal. Além de armas, o peonagem poderia utilizar elmos e escudos que assim como as armas, também possuem um tempo útil de uso.

Armas maiores podem ser adquiridas ao decorrer das lutas, para isso acontecer é preciso tomar de algum lutador, ou realizando combos bem sangrentos para que a torcida o aclame, sendo assim, eles lhe enviam as armas pesadas. Quando Agrippa e aclamado pelo público também é possível conseguir comida, como pernil, pão e queijo que servem para regenerar o life. Mais isto não é tarefa muito fácil, é preciso distanciar um pouco dos adversários para poder comer, já que não há uma pausa na ação como acontece em outros games, Agrippa fica totalmente vulnerável quando está comendo. Os seus adversários também podem pegar as armas e alimentos que são lançados na arena e usar contra você.
Existem corridas mortais de carruagem no jogo
 A mecânica de luta é semelhante à usada em Onimusha, o que não é nada ruim. Agrippa como um ex-centurião do império é um especialista em batalhas e possui um vasto repertório de golpes, que vão de alguns bem simples até outros que podem matar o opoente instantaneamente. Alguns movimentos podem abrir a guarda do adversário ou livrar-se do risco, como jogar areia nos olhos do inimigo, ou alguma esquiva sobre um oponente de porte maior com limitações em movimentos rápidos.

O gráfico de Shadow of Rome, é bem feito levando em conta que o game é de 2005, mais ao jogar você terá uma leve impressão que nas partes que se joga com Octávianus o gráfico tem um cuidado maior, pode ser pelo aspecto de se retratar fortalezas, praças, e vielas da Roma antiga, ou de mascarar a carnificina que é tida nas arenas.

As músicas do jogo são boas, a cada momento há uma música adequada, que não enjoa e embala bem a jogatina, as dublagens também são bem feitas, já que o diálogo em CG’s também é algo bem usado neste jogo.

Shadown of Rome misteriosamente não fez o devido sucesso que o game merece, tornando-se um jogo cult e “degustado” por poucos jogadores, o que não tira seu mérito de ser uma das grandes obras feita para o PS2.

Nota:9.0

Um comentário: