segunda-feira, 10 de outubro de 2011

GTA 2


Atualmente uma das maiores e mais famosas produtoras de games é a Rockstar, este sucesso veio pela enorme polêmica causada ao lançar o game GTA (Grand Theft Auto), em 1998, para PC e PsOne, neste game você incorporava um criminoso e possuía liberdade de fazer qualquer coisa em uma cidade, como roubar carros,se envolver em brigas,  assaltar pessoas e fazer parte das gangues locais, ou seja, fazer tudo aquilo que o Coringa sempre quis fazer em Gothan, provocar caos.

No entanto o primeiro game da série teve certa repercussão mais pela polêmica em si do que pela qualidade. O segundo GTA teve mais sucesso, pois depois do primeiro causar uma enorme polêmica, ouve um interesse maior do público, e o game foi lançado para outras plataformas além do PsOne e PC, o jogo teve versões para Dreamcast e Game Boy Color.

A segunda versão causou mais polêmica ainda. Além de retratar organizações criminosas reais o game ganhou uma dose a mais de violência, o que fez com que o título fosse proibido em algumas partes do mundo com alegação de que a Rockstar estaria fazendo propaganda para as organizações criminosas além de promover a violência para menores de idade.


...Como se novelas, filmes e até mesmo alguns desenhos não fizessem isto, bando de hipócritas, e viva a Rockstar por fazer um game que tenha tudo aquilo que meu instinto sádico gostaria de fazer na realidade...


...De fato isto se tornou mais uma promoção do título, que por ser proibido aguçou mais a curiosidade do publico gamer e de outras pessoas que até então não possuíam interesse por jogos eletrônicos.

A história do game se passa em um futuro não muito distante, na cidade de Anywhere City, você é um ex-presidiário chamado Claude Speed e possui problemas de aminésia crônica. OS três distritos da cidade possuem suas peculiaridades. Um é a parte central da cidade onde há uma concentração maior de hotéis, cassinos e há uma universidade e um hospital psiquiátrico esta área é disputada entre a Yakuza e Loonies. O segundo é a parte residencial, onde fica a prisão da cidade que é disputada entre a SRS Scientists e Rednecks. O terceiro é o distrito industrial, como o próprio nome sugere, há indústrias e também possui um porto marítimo. Esta área é disputada entre tomada pela Zaibatsu Corporation e Russian Máfia.

Com estas organizações criminosas em constate guerra, e você como um “peixe pequeno” no mundo do crime tem que ganhar pontos com as gangues para se sobreviver nesta selva. Para isso, você tem que tomar partido na guerra, e à medida que sua barra de respeito localizada na parte superior da tela sobe com uma gangue, por outro lado às outras passam a te odiar. Sendo assim, a gangue que você adquiriu respeito te passará algumas missões que você deverá concluí-las para arrecadar dinheiro e progredir no jogo. As missões são passadas via telefone. Para você começar uma nova missão basta atender algum telefone público que ao passar perto de algum, ele automaticamente tocará, e dependendo da cor dos telefones maior é o nível da missão a ser cumprida. As cores são verdes as mais fáceis, amarelas as medianas e as vermelhas as mais difíceis. Se tratando de uma guerra as missões em geral você tem que lesar o inimigo ao máximo, como explodir um prédio rival. Sendo assim, ao você entrar em um distrito dominado por uma gangue inimiga certamente você será alvejado por integrantes locais.
Barra de moral das gangues no canto superior direito
Além disso há algumas submissões como explodir carros em movimento com um lança mísseis, colocar fogo nos pedestres com um lança chamas, explodir o maior número de carros possíveis com um tanque de guerra.
Submissão com tanuqe de guerra
Em uma cidade controlada pelo crime como Anywhere City, a polícia parece não fazer frente a nada, mais por incrível que pareça ela parece ser onipresente, o que pode dificultar sua progressão no mundo do crime. Além disso, ouve um upgrade na inteligência artificial dos policiais em GTA2 se comparando ao primeiro game da franquia. No game anterior os policiais se limitavam em bloquear a estada, o que não dificultava em nada sua fuga. Nesta versão, a polícia te perseguem e fazem ultrapassagem arrojadas, tentando te encurralar cada vez mais. Dependendo o tempo que você está fugindo e o nível de crime que você vai cometendo durante a fuga, o número de policiais a sua procura vai aumentando, podendo a ponto de ser convocada a SWAT e o exercito.
Perseguições policiais podem ser emocionantes
A jogabilidade deste game é bem simples, mais cativante. Alguns gamers mais novos poderiam considerar (como consideram) GTA2 Como grande merda, em se tratando de GTA. Só que a grande maioria não leva em conta que este título foi criado em 1999 e o compara com versões recentes do game.

...O Deus perdoe-os eles não sabem o que falam... desculpem-me pela interrupção, mas alguns pederastas teimam em defecar pela boa falando de GTA2. Sorry!!!

...O som do game é bom, as músicas das rádios dos carros não são conhecidas pelo grande público mais são realmente boas, variando de rock, jazz, ao blues e fazem com que o game se torne cada vez mais divertido, podendo passear pela cidade curtindo o som. Além disso, o game possui um pequeno vídeo de apresentação usando atores reais, coisa bastante usada em games desta época.

Graficamente, o jogo é pouca coisa superior a versão anterior, mais mesmo assim, é bastante limitado. O jogador possui uma visão aérea do game, como se estivesse movimentando uma planta arquitetônica ou uma maquete.

Mesmo com defeitos visuais GTA é um daqueles games que cativa o jogador, mais não podendo levar em conta as versões atuais do título, mais sim se levar-mos em conta a época em que este game foi concebido. Ele pode ser considerado um verdadeiro clássico dos games e cumpre bem o seu papel de um game, que é justamente o de entreter e divertir o jogador.

Nota: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário