quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sunset Riders


Desde pequeno me acostumei assistir filmes westen por influência do meu pai, que aos sábados alugava fitas k7 do gênero e assim passávamos algumas tardes e noites assistindo. Lembro-me que sempre empolgava com os filmes e criava desenhos dos personagens que assistia. E com isso fui tomando cada vez mais gosto por este estilo de filme que mantinha um clichê todo seu, com frases e personagens com personalidade e comportamentos quase sempre pré-definidos.

Certa vez conheci um jogo chamado Sunset Riders para Super Nintendo, e como não poderia ser diferente tive de adquirir aquele jogo de faroeste para o SNES, pois ele unia tudo aquilo que eu gostava, jogar Beat up, e ainda mais com o tema do velho oeste, uma inovação até o momento. Tempos depois soube da existência de um outro jogo de Faroeste chamado Cawboy Kid, desenvolvido para o NES, mais até então os meus olhos só estavam voltados para Sunset Riders.

O jogo é um típico Run n’ Gun, (gênero muito semelhante ao Beat up) onde podemos atirar em tudo e todos que vemos e pegar todos os itens que encontramos pelo caminho, e consiste em uma jogabilidade simples e eficaz como andar, atirar, pular para se esquivar de algum tiro ou subir em alguma coisa. Ou seja, um estilo simples e cativante, bem usado em décadas anteriores. Além da boa jogabilidade este game lhe dava opção de se jogar multiplayer, o que fazia o jogo mais divertido ainda, pela quantidade de tiros que tínhamos na tela.
Screenshot do game

A história do jogo se passa no oeste americano, (como não poderia ser diferente) e era bem simples, típica de filmes Westen da época. O game possuía quatro personagens que o jogador poderia escolher entre eles, Stive, Billy, Bob e Cormano o único deles com aparência de mexicano e o melhor para se jogar, em minha opinião. Stive e Billy usavam como arma uma pistola que possuía tiros mais rápidos e Bob e Cormano usavam espingardas que tinham  tiros um pouco mais lento mais possuía uma área de alcance angular maior. 
Diferente de hoje, roupa colorida na época era coisa de homem
Os quatro eram caçadores de recompensas e cruzavam o velho oeste americano atrás de perigosos criminosos, que não poderia ser diferente também era como os clichês dos filmes do gênero. Índio malfeitores, mexicano fora-da-lei, assaltantes de banco, sequestradores de dançarinas de cancan indefesas e por ai vai o vasto menu de bandidos ambientados no velho oeste. Uma receita simples mais infalível. A cada início das oito fases do game apareciam cartazes com o rosto do procurado, a famosa frase: “Procurado vivo ou morto” e a recompensa que aumentava de acordo com o grau dificuldade da fase e do chefe.
Índio escapelador, um dos chefes finais do game
Considerando-se um game de 1991, possuía gráficos bonitos e funcionais com cenários detalhados, que mesmo com muitos elementos na tela a mecânica de movimentos dos personagens não era afetada com lentidão e respondiam bem os comandos. O jogo é bastante colorido uma estratégia bem executada pela Konami, desenvolvedora do game, isto maquiava um pouco os serrilhados de imperfeições do gráfico.
Outro fator positivo deste game eram as músicas bem ambientadas e o som ambiente que respondiam bem as ações dos personagens, como explosões, galopes dos cavalos, som do trem e até mesmo as vozes dos chefes.
Tela final do game
Na minha concepção este game abriu as portas do gênero Westen no universo dos games, mais até hoje este gênero ainda é pouco utilizado pelas empresas do ramo. Para a atual geração de consoles temos dois títulos de sucesso (Call of Juarez e Red Dead Redemption) e nada mais, uma pena! Sunset Riders é um daqueles jogos que maçaram época, pela simplicidade que o torna extremamente divertido e cumpre muito bem sua meta. Se você jogou este game sabe bem de que eu estou falando!

Nota: 9,0

Um comentário:

  1. vAMOS FECHAR PARCERIA SIM
    aSSIM QUE COLOCAR MEU BANNER OU MEU LINK AQUI ME MANDA UM COMENTARIO QUE EU ADICIONO O SEU

    ABRAÇOS

    http://analisedegames.blogspot.com/

    ResponderExcluir